O Departamento de Defesa dos Estados Unidos revelou que o país realizou um exercício de defesa contra mísseis com o Japão e a Coreia do Sul entre os dias 8 e 14 de agosto.
Num informe divulgado na segunda-feira, o Pentágono disse que a Força Marítima de Autodefesa do Japão e as Marinhas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul participaram do exercício ao largo de uma base de mísseis no Havaí.
Segundo o Pentágono, eles “participaram de um exercício de alerta de mísseis e de busca e rastreamento de míssil balístico” e “compartilharam informações de links de dados táticos”. O departamento disse ainda que o exercício demonstrou a dedicação dos três países no aprofundamento da cooperação trilateral em resposta aos desafios da Coreia do Norte, na proteção de segurança e prosperidade compartilhadas e na promoção da ordem internacional com base em regras.
Os chefes de Defesa dos três países concordaram em junho que reiniciariam exercícios conjuntos para reagir aos lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte. Os exercícios haviam sido suspensos em dezembro de 2017.
O ministro da Defesa do Japão, Hamada Yasukazu, disse na terça-feira que o exercício tem como objetivo melhorar a capacidade da Força Marítima de Autodefesa de reagir a mísseis balísticos. Ele disse que o exercício pretende também aprofundar os laços para manter e fortalecer um Indo-Pacífico livre e aberto.
Fonte: NHK World Japan
Foto: Divulgação