Palmeiras e Abel Ferreira trabalharam toda a temporada o atacante de 16 anos para que entrasse aos poucos no plantel
O Palmeiras ganhou do Fortaleza e festejou seu 11º título do Campeonato Brasileiro na última quarta-feira (2), pela 35ª rodada do torneio. Endrick, uma Cria da Academia, participou da campanha, deixando marcas históricas entre o profissional e a base palestrina.
O camisa 16 palmeirense está no clube desde o sub-11 e venceu pelo menos uma taça em cada uma das categorias, até o Brasileirão 2022 na equipe principal – primeiro jogador do clube a conseguir este feito. Sem contar que virou o atleta mais novo a marcar e estrear na instituição.
Endrick foi a campo pela primeira vez, no time profissional, no dia 6 de outubro, contra o Coritiba, mas não marcou, depois de entrar aos 23 minutos do segundo tempo. Depois atuou contra São Paulo, Avaí, Athletico-PR e Fortaleza – totalizando 180′ minutos, com três gols marcados e uma assistência.
Com 16 anos, o centroavante entrou para a história do futebol e do Verdão ao balançar as redes duas vezes na virada sobre o Furacão, na Arena da Baixada, quebrando uma marca secular. Neymar, Messi e CR7 também tiveram números superados pela Cria da Academia. Antes desse tento, o garoto havia dado o passe para Vanderlan marcar no triunfo sobre o Avaí, por 3 a 0.
Em meio ao profissional, Endrick está disposto a seguir jogando na base. Tanto que já é parte de uma geração histórica que ganhou Copinha e Brasileirão sub-20, no mesmo ano, com o atacante marcando nas finais.
Contando todos os jogos desde o sub-11 ao profissional, são 161 gols em 126 partidas. Depois do tento e da assistência, faltava o jogo como titular. Atuou desde o início no Allianz Parque, durante 75 minutos contra os cearenses, vazando os adversários ao fechar o placar.
Abel Ferreira e o Palmeiras já planejam a utilização de novas joias palmeirenses a partir de 2023. Desde julho desta temporada, Endrick assinou profissionalmente com o Alviverde, pelo prazo máximo permitido por lei, quando vai assinar o primeiro vínculo: junho de 2025.
“Tudo que fizemos foi muito bem feito. Parabéns para o treinador da base, só nós soubemos o que tivemos que fazer para renovar seu contrato, sou muito feliz pelas escolhas que fiz, está trabalhando há dois meses conosco, parabéns para a comissão técnica e o restante é mérito dele. É um jogador fora da caixa, muito educado e não é necessário dizer muita coisa. Tivemos uma conversa e disse para nunca esquecer de onde veio, se tiver isso na mente terá um futuro risonho” analisou o treinador na coletiva de imprensa na última quarta-feira (2).
Veja os títulos de Endrick com o Palmeiras entre base e profissional:
Profissional
Campeonato Brasileiro (2022)
Sub-20
Copinha (2022), Brasileirão (2022) e Campeonato Paulista (2021)
Sub-17
Copa do Brasil (2022)
Sub-15
Campeonato Paulista (2021 e 2019)
Sub-13
Campeonato Paulista (2018)
Sub-11
Campeonato Paulista (2017)
Fonte: R7
Foto: Divulgação