Alerta máximo é emitido após erupção vulcânica no sudoeste do Japão

Autoridades do sudoeste do Japão estão pedindo que pessoas que vivem em um raio de 3 quilômetros da cratera do vulcão Sakurajima se mantenham em alerta máximo para rochas vulcânicas que podem ser lançadas ao ar após uma forte erupção.

Um observatório climático na província de Kagoshima informou que o vulcão teve uma enorme erupção na noite de domingo, expelindo grandes rochas a distâncias de até 2,5 quilômetros da cratera.

O observatório aumentou o alerta do vulcão para 5 — o nível mais alto na escala—, afirmando que o vulcão está se tornando extremamente ativo. Um alerta de nível 5 requer a evacuação do entorno do vulcão.

Erupções continuam a ocorrer, com mais uma forte erupção tendo sido registrada ainda cedo na manhã desta segunda-feira. A fumaça vulcânica chegou a uma altura de 22.000 metros.

Autoridades do observatório também estão pedindo que as pessoas se mantenham em alerta dobrado para possíveis fluxos piroclásticos em um raio de cerca de 2 quilômetros.

Na manhã desta segunda-feira, o observatório enviou dois de seus funcionários para determinar até onde as rochas vulcânicas foram lançadas e os danos causados pelas erupções.

De acordo com o observatório, seus funcionários utilizaram uma câmera infravermelha para monitorar a temperatura nas encostas do vulcão. Os funcionários também estariam percorrendo a rua que cerca o vulcão para buscar rochas que teriam sido lançadas.

Fonte: NHK Japan

Foto: Divulgação

You May Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *